terça-feira, 20 de maio de 2008

PRESS: Diário de Notícias dia 3 de Maio de 2008

'Bilhardice' na Avenida Arriaga e no 'Baltazar Dias'
Ricardo barbeito apresenta a partir de segunda-feira uma intervenção multidisciplinar

Data: 03-05-2008

Promover a curiosidade e a reflexão sobre a arte contemporânea é um dos objectivos de 'A Bilhardice, projecto de intervenção estético-artística para a cidade do Funchal', que será inaugurado a 5 de Maio, na Avenida Arriaga e no Salão Nobre do Teatro Baltazar Dias. Neste espaço, terá também lugar uma conferência sobre o tema, proferida pela artista Luísa Cunha, pelas 18 horas.

Da responsabilidade de Ricardo Barbeito, 'A Bilhardice' constitui um projecto multidisciplinar de arte pública efémera, happening/instalação e compreende duas situações. A primeira, é uma intervenção pública urbana que se caracteriza pela utilização de objectos de madeira intitulados 'Postos de Bilhardice'. Inspirados na arquitectura civil da Madeira, serão dispostos na Avenida Arriaga, passeio público do Funchal. Conforme explica o artista, "a sua configuração e a cor - aliadas a uma dinâmica estabelecida através de pequenas representações de alunos de teatro/interpretação do Conservatório - Escola das Artes - vão definir a interacção dessas cabinas com o público em geral".

As peças, situadas em pontos estratégicos, definirão um trajecto até à instalação principal situada no Salão Nobre do Teatro Municipal Baltazar Dias. Ali, terá lugar uma pequena intervenção arquitectónica, acompanhada de uma instalação sonora.

Sobre o projecto, que estará patente ao público até 11 de Maio, Ricardo Barbeito diz que "pretende chamar a atenção para as especificidades do quotidiano regional, no que diz respeito à cultura, à linguagem, à conjuntura artística actual".

Abarca diversos aspectos relacionados "com diferentes áreas do saber, aglutinadas numa linguagem artística que visa a reflexão, a ironia, a questionação e a crítica, em relação a um dos aspectos mais característicos do Homem como ser social - a comunicação", acrescenta.

Sobre o tema 'bilhardice', afirma que representa ainda um fenómeno perfeitamente actual e pertinente, tendo em conta o contexto sociocultural no qual se vive. "É um fenómeno social, cujo termo, apesar de ser um regionalismo, corresponde ao que se passa em qualquer parte do mundo." A intervenção, orientada no sentido de levar a que a comunidade conheça os novos caminhos da arte, é o seu projecto para dissertação de mestrado em 'Arte e Património: no contemporâneo e actual', a realizar na UMa. A iniciativa integra-se no programa de comemorações dos 500 anos do Funchal.

Teresa Florença

Sem comentários: