Data: 06-05-2008
'Bilhardice' promove reflexão sobre arte
O Projecto inclui um ciclo de conferências que decorre até sexta-feira
O projecto está patente ao público até domingo.
Joana Sousa
'A Bilhardice, projecto de intervenção estético-artística para a cidade do Funchal' foi inaugurada ontem no Salão Nobre do Teatro Baltazar Dias. Promover a curiosidade e reflexão sobre a arte contemporânea é um dos objectivos, conforme revelou o artista responsável, Ricardo Barbeito.
A exposição compreende duas situações: 'Postos de Bilhardice', instalados na Avenida Arriaga e a 'Central da Bilhardice', situada no Salão Nobre do Teatro Municipal Baltazar Dias.
No primeiro caso, trata-se de uma intervenção pública urbana, que se caracteriza pela utilização de objectos de madeira inspirados na arquitectura civil da Madeira. De cor vermelha, estão situados em pontos estratégicos, e definem um trajecto até à instalação principal situada no Baltazar Dias, onde tem lugar uma pequena intervenção arquitectónica, acompanhada de uma instalação sonora.
No âmbito deste projecto, está também agendado um ciclo de conferências no Teatro Baltazar Dias. A primeira decorreu ontem e foi proferida pela artista Luísa Cunha, que abordou, entre outros aspectos, os conceitos de público e privado. Amanhã, pelas 18 horas, a palestra é da responsabilidade dos professores da Universidade da Madeira, Carlos Valente, Diana Pimentel e Helena Rebelo. Estará em destaque multimédia, literatura e linguística. Na sexta-feira, a intervenção será proferida pelo crítico de arte, Alexandre Melo e por Isabel Santa Clara.
A exposição é acompanhada do 'site' www.ricardobarbeito.com que disponibiliza um catálogo interactivo. Permite o envio de comentários para um 'blog'. "A participação do público está assegurada, desde que queira", conclui.
Teresa Florença
terça-feira, 20 de maio de 2008
PRESS: Diário de Notícias dia 6 de Maio de 2008
Etiquetas:
PRESS
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário