terça-feira, 20 de maio de 2008

Diário de Notícias 09-05-08

5 Sentidos
Arte em lugares inesperados
Data: 10-05-2008

'Bilhardices' foi tema da palestra proferida ontem por Isabel Santa Clara, no Teatro Baltazar Dias, no âmbito da 'Bilhardice, projecto de intervenção estético-artística para a cidade do Funchal', do artista Ricardo Barbeito. Integrando um conjunto de imagens, a intervenção foi uma oportunidade para ver lugares possíveis de arte contemporânea, atendendo a que hoje, conforme referiu a professora da UMa, "as intervenções artísticas aparecem nos lugares mais inesperados".

Isabel Santa Clara estabeleceu o relacionamento entre a intervenção de Ricardo Barbeito, que decorre até amanhã na Avenida Arriaga e no Baltazar Dias, com experiências efectuadas por outros artistas, em outras cidades e épocas.

Alexandre Melo, outro dos oradores, considerou o trabalho de Ricardo Barbeito "muito conseguido e muito estimulante, pelos vários níveis de reflexão e de intervenção que permite". O crítico de arte evidenciou, entre outros aspectos, a riqueza formal da intervenção. "Parte de objectos, como as persianas que fazem parte da vida quotidiana e da memória histórica das casas, e submete-os a metamorfoses, que lhe dão outra forma de presença, quer em termos de estrutura quer em termos de interacção com a cidade, em especial com as pessoas que circulam".

O projecto de Ricardo Barbeito visa, segundo o artista, "a ironia, a reflexão a crítica em relação a um dos aspectos mais característicos do Homem enquanto ser social: a comunicação".

T.F.

Sem comentários: